«« voltar aos comunicados


    » 2010-03-06
    Fim-de-semana em análise
    Retrospectiva

 
A partir de hoje, a nossa crónica semanal vai dividir-se em duas partes distintas: Seniores e Juniores, masculino e feminino, sairá ao Domingo, a análise dos restantes escalões será publicada à segunda-feira.
 

Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores Masculinos

ABC – Horta

O objectivo do ABC era ganhar e este foi conseguido. A exibição foi assim-assim, mas, nesta fase do campeonato e com a falta de sorte que persegue o ABC, o importante são mesmo os pontos!

Foram precisos 40 minutos, para que o ABC assumisse a liderança do jogo, que, em crescendo, atingiu os 5 golos de diferença no espaço de 8 minutos. Mas, na verdade, esta caiu a pique, ao ponto de aos 59 minutos se cifrar apenas em um golo.

A intranquilidade evidenciada, ontem, pelo ABC, teve sustentação nas cinco derrotas consecutivas (3 para o campeonato e 2 para a Taça das Taças), bem como na orfandade com que se vive a ausência do Luís Bogas. Não é fácil superar as contrariedades que assolam esta equipa. Aliás, face às diversas contrariedades pelas quais o ABC tem passado, o 3º lugar, no presente, é uma classificação fantástica!

Esta vitória teve o condão de garantir a permanência no lote dos “colunáveis”, mas, mais importante que isso, garantir que não evoluísse a diferença de pontos para os clubes concorrentes.

Destaque para Eduardo Salgado que “cresce” de jogo para jogo, bem como para o Júnior Hugo Rosário, não só pelos 4 golos, em momentos cruciais, mas também pela coragem em assumir a responsabilidade do jogo, em momentos que o ABC parecia não encontrar soluções adequadas para ultrapassar a defesa do Horta.

A dupla de arbitragem teve uma actuação sofrida, mas, na verdade, por que é que esta tinha que ter uma postura diferente das restantes equipas?

Uma constatação: estiveram em campo 5 atletas estrangeiros. Destes, um não jogou e os restantes ou estorvaram, ou pouco jogaram. Mesmo o Milan Vucicevic, com 8 golos (5 de 7M), deixou uma péssima imagem em campo.

Ficou claro, neste jogo, para ambas as equipas, que atletas desta qualidade não acrescentam nada aos seus clubes, logo não adicionam nada ao andebol nacional. Se quisermos ser realistas, com raras excepções, os poucos atletas estrangeiros que estão espalhados pelos diversos clubes, estão nas mesmas condições dos que ontem estiveram no Sá Leite. A pergunta que se impõe é: será que vale a pena?

 

Belenenses – Xico

O Xico tem deixado claro, ao longo da época, que não tem espaço para dois desaires consecutivos: quando perde um jogo, rectifica esse mau resultado quase sempre na jornada seguinte, independentemente do valor do seu adversário. Também tem leitura fácil que os maus momentos do Xico acontecem após jornadas europeias, ou jornadas duplas. Não é líquido, mas fica no ar, a sensação que, sem competições europeias, sem o desdobramento dos atletas na equipa júnior, o Xico estaria apurado, ou a um pequeno passo de conseguir um lugar entre os seis primeiros!

Ontem, conseguiu a proeza de ir a Belém, defrontar um adversário difícil, com vantagem no descanso - pois não jogou a meio da semana -  fazer o que apenas o ABC, Sporting e Benfica tinham conseguido: arrancar um empate! Este resultado, esta capacidade de “combate” não deixa de ser surpreendente, pois, ao longo dos últimos três meses, entre campeonato de juniores, competições europeias, Taça de Portugal, Taça Portimão e Campeonato Nacional, o exíguo lote de atletas do Xico arrasta consigo muitos jogos nas pernas! Mais surpreendente ainda é o facto da equipa ter conseguido “pulmão” para, nos 15 minutos finais do jogo, assumir a liderança no marcador, obrigando o Belenenses a correr “atrás do prejuízo”, praticamente até ao final do jogo.

Faltam três jornadas para terminar a fase regular e o Xico está a 2 pontos do 6º lugar. Numa análise racional ao calendário restante, fica a sensação de que a tarefa para alcançar o 6º lugar é muito árdua, mas esta equipa já mostrou que está talhada para grandes desafios, pelo que não nos surpreenderá nada que, contra todos os prognósticos, chegue ao final em 6º lugar. 

Ivo Silva e Jorge Rodrigues foram os que mais se destacaram no Xico pela positiva.

Fafe – Benfica

Por onde tem andado o Fafe que, ontem, esteve em campo na 2ª Parte do jogo, frente ao Benfica? Esta equipa, com a determinação que demonstrou, teria/tem condições para se bater pela permanência na 1ª Divisão Nacional. É verdade que o Benfica saiu ao intervalo com vantagem de 7 golos, mas a viragem na 2ª Parte tem como causa principal, não o baixar de guarda do Benfica, mas sim o empenho colocado no terreno pelos pupilos do Professor Óscar, que estiveram perto de protagonizar a surpresa da jornada, pois, a 10 minutos do fim, venciam por 2 golos de diferença, e, se no minuto final o Fafe não tivesse falhado um contra-ataque, que daria o empate, o resultado final poderia ter sido outro!

Armando Pinto (já é uma recorrência) e Paulo Fernandes foram os principais promotores da excelente réplica que o Fafe deu ao Benfica.

Depois deste resultado, impõe-se a pergunta: qual o Fafe que vamos ter no futuro? Se for o Fafe de ontem, o futuro promete!

Campeonato Nacional da 2ª Divisão

Maria Balaio – Modicus

Depois da vitória folgada e convincente sobre o Camões, ontem, o jogo frente ao Modicus era mais um teste de importância fundamental para o Maria Balaio, nesta difícil fase da discussão pela subida.

O jogo foi uma réplica do encontro entre estas duas equipas na 1ª Fase do campeonato, onde o Maria Balaio sofreu, a bom sofrer, para levar de vencida o Modicus. A Equipa de Sandim, calma, com atitude e muito querer, conseguiu liderar o marcador desde o inicio até aos minutos finais da partida, fazendo justiça ao desenrolar do marcador. Em contrapartida, os Atletas do Maria Balaio acusavam a pressão de ter de vencer, verificando-se, em situações claras de jogo, que lhes permitia fugir no marcador, uma ineficácia atacante, que obstou de forma constante a conquista do comando. Foi já no ponto final da 2ª parte que o Maria Balaio conseguiu igualar o resultado e, com uma jogada de inspiração do “veterano” Queirós – com um golo dos nove metros de belo efeito –, conseguiu a vitória do jogo.

A grande ilação a tirar deste jogo é que os Povoenses continuam ambiciosos e sabem responder a situações adversas. Por isso, ontem tiveram a recompensa devida, naquele que era uma dos jogos mais importante desta jornada, pois era, e continua a ser, fundamental não perder pontos em casa.

Sem problemas de maior, a dupla de arbitragem realizou um excelente trabalho, tendo a atestar isso mesmo a ausência de contestação de ambos os bancos.

 

 

Campeonato Nacional de Seniores da 3 Divisão

Callidas – Estarreja

Pensava-se que seria um jogo bravo, aquele que estava agendado para a tarde de sábado, em Vizela, e que colocaria o Callidas, na derradeira oportunidade, a correr pelo apuramento para a Fase Final. Afinal não foi bravo, porque o Callidas teve o condão de o tornar fácil, desde os minutos iniciais. Os vizelenses foram ganhando ascendência gradual, ao ponto de, praticamente aos 20 minutos da 1ª parte, a vencerem por 10 golos de diferença, conferirem como concluída a sua tarefa, pois o Estarreja não tinha capacidade para contrariar a bem escalonada equipa do Callidas.

O apuramento para a Fase Final é um justo prémio e vem de certa forma certificar o excelente trabalho que se está a fazer em Vizela, não só nesta equipa, mas em todo o projecto desportivo do clube. A este não é alheia a dinâmica imposta pelos novos Órgãos Sociais do Clube, que acrescentaram motivação e valor ao trabalho herdado.

Boa sorte para a Fase Final.

Ílhavo – Fermentões

O Fermentões terminou a Fase Regular em 6º lugar e vai agora disputar a fase de apuramento para não descer de divisão.

Em termos de retrospectiva, não podemos dizer que foi uma época conseguida, bem pelo contrário, o Fermentões tem um dos bons plantéis que evoluíram neste campeonato, logo esperava-se mais, muito mais. Deste aparente desaire, está isenta de culpas a actual liderança técnica (Domingos Nunes, que assumiu a equipa já com a época a decorrer, apesar de todas as limitações que teve, fez um bom trabalho), pois entendemos que o principal óbice a um maior sucesso teve, como origem principal, o início tardio da preparação da época desportiva: começou aos soluços, quase em simultâneo com o campeonato, e, quando assim é, dificilmente se consegue dar grandes passos.

Resta ao Fermentões a luta pela permanência na 3ª Divisão, mas a tarefa está facilitada à partida, pois entra nesta fase com 23 pontos (50% dos conquistados na 1ª Fase), ao contrário das duas equipas que ocupam o fundo da tabela (descem duas equipas), que partem respectivamente com 13 e 17 pontos. O Fermentões necessita apenas de alcançar “meia dúzia” de pontos para garantir a permanência na 3ª Divisão.

 

 

Campeonato Nacional de Juniores da 1ª Divisão

S. Bernardo – ABC

Em gestão do campeonato, o ABC conquistou mais uma vitória, em Aveiro, consolidando o 3º lugar.

Xico – Benfica

O Xico venceu o Benfica e por força da derrota do Gaia, viu a sua candidatura à 2ª Fase reforçada, pois aumentou para 3 pontos a diferença sobre estes.

Faltam três jornadas para terminar esta fase e, apesar dos jogos complicados que o Xico tem pela frente, é perceptível que o Xico conseguirá os seus objectivos.

Infesta – Fermentões

O Fermentões perdeu, hoje, frente ao Infesta e esta derrota poderá ter algum peso em função da classificação final: se o Infesta ficar no lote das equipas que lutam pelo apuramento, a perda destes pontos será bastante nociva.

 

Campeonato Nacional de Juniores Masculinos da 2ª Divisão

Espinho – Fafe

Iniciou-se a 2ª Volta da 2ª Fase, com o Fafe a perder copiosamente em Espinho. O estranho deste resultado é que, no jogo da 1ª Volta, o Fafe venceu o Espinho. Mas enfim… há jogos assim!

Partilha agora o 3º lugar com o Espinho, com menos 1 ponto que os lideres, ISMAI e Boavista.

 

Campeonato Nacional de Juniores Femininos da 1ª Divisão

Alvarium – Maiastars

O Maiastars venceu hoje o Alavarium, num jogo importante e regulador, pois é bom não esquecer que o Alavarium chegou a esta 2ª Fase, tal como o Maiastars (1º lugar na Zona 1) através do 1º lugar alcançado na Zona 2.

Dois jogos, duas vitórias e a consequente liderança da classificação geral. 





Comentar
comentar
Enviar a um amigo
enviar a um amigo
Imprimir
imprimir




COMENTÁRIOS À NOTICIA


rectificação

2010-3-8
rectificação
o fafe em juniores não continua na liderança, desceu para quarto lugar apenas a um ponto do lider...
anónimo

2010-3-8
rectificação
Gostava de corrigir a informação relativamente, ao campeonato da 2ª div. de Juniores. O Fafe com esta derrota passa de 1º class. para 4º class. quem comanda neste momento a classificação é o ISMAI
Clubes » Resultados, Classificações e Disciplina
Arbitros » Nomeações e Oficiais de Mesa
LINKS / PUBLICIDADE


Associação de Andebol de Braga © 2005 :: todos os direitos reservados

produzido por :: Virtual Forum
desenvolvido por :: Kuattro Design